ALGAS MARINHAS

Algas Marinhas

As algas marinhas fazem parte da rotina de muitas pessoas, mas não na alimentação, o que é uma pena, mas como visitantes até indesejadas nas praias.

O que poucas pessoas sabem é que ela pode ser muito importante para a nossa saúde.

A medicina oriental, como de costume, já utilizava de todos os benefícios gerados pelas algas marinhas, sabendo que elas vão além de plantas que crescem e se desenvolvem no mar, mas algo muito mais além disso.

Elas, por se desenvolverem no mar, absorvem muitos dos nutrientes marinhos, como ferro, cálcio, iodo, sendo também reconhecidas como importantes fontes de fibras e de carboidratos naturais.

Isso configura a elas um local de importância para a nossa saúde, visto que muitos desses compostos são fundamentais para a manutenção de nossa integridade, mantendo o corpo em equilíbrio.

Sendo assim, é importante ter e procurar as possibilidades de inserção das algas marinhas no seu consumo diário, tendo em vista os benefícios que podem ser oferecidos.

A partir deles você pode ter uma melhora significativa até de doenças.

A seguir serão listados os benefícios possíveis a partir do uso de algas marinhas no seu dia a dia, e com certeza, vai ser motivo de surpresa para muitos, sendo importante levar também essa possibilidade para o seu médico.

Benefícios para a nossa saúde

Conforme já dito, as algas marinhas carregam consiga uma grande quantidade de nutrientes essenciais para a manutenção da nossa saúde, e até para a prevenção de doenças.

Isso faz da sua inclusão no dia a dia algo emergencial e também indicado, inclusive por especialistas, que apontam para a necessidade de utilizar dessa alternativa como um tipo de remédio natural e pouco invasivo para o corpo.

Dentre os principais benefícios podemos citar o fato de ser muito importante para o controle dos níveis de açúcar no sangue, além de ser também uma aliada no combate e na prevenção de anemia, por ser rica em ferro.

Além disso ela possui ação direta no sistema digestivo, sendo indicada para a limpeza do mesmo, assim como a limpeza do sistema linfático, fazendo com que o seu corpo se comporte de uma forma mais fluida e saudável.

As algas marinhas, por serem uma das fontes mais ricas em cálcio, até em concentração maior que o leite, é fundamental para a saúde dos ossos, prevenindo a ocorrência de osteoporose e outras doenças no osso.

O valor nutricional que elas possuem dão um ponto importante que é a nutrição do corpo, atendendo a qualquer tipo de necessidade, principalmente no que diz respeito a necessidades na ingestão de vitaminas em especial.

Para quem quer emagrecer é uma pedida interessante, pois gera uma sensação de saciedade interessante, além de terem também reguladores do metabolismo, otimizando o processo de digestão.

As algas marinhas também são essenciais para a desintoxicação do corpo, de células, e também pode proteger o cérebro, devido à sua ação antioxidante, o que previne uma série de doenças.

A pele também é uma importante beneficiada, já que as algas marinhas agem diretamente na flacidez da pele, celulite e também tratamento e prevenção de rugas, sendo uma arma contra o efeito sanfona e o envelhecimento da pele.

Outros benefícios dão conta de regulação da menstruação e também da proteção do estômago para a ocorrência de úlceras e de gastrites, além de ser um tratamento interessante para quem já possui esse tipo de problema.

Acrescentando na rotina

Entendendo os benefícios das algas marinhas, você precisa colocar as mesmas em sua rotina de alimentação e também deve cuidar para que esse tipo de inclusão não seja feita de maneira drástica.

Por ser um tipo de alimento complexo e até estranho para o nosso corpo e alimentação, o ideal é que você possa incluir aos poucos na sua rotina, com pequenas porções até que chegue a um ponto aceitável.

Elas podem ser consumidas em sucos, em sopas e até em saladas, mas sempre de maneira indicada por especialistas, para que não haja superdosagem. No caso do suco é utilizado um composto em pó.

Outro local onde se encontra muito o uso de alga marinha é na culinária oriental, principalmente em sushis e também em outros pratos que podem ter a alga como composição importante nesse sentido.

A indicação é que você comece com os sucos pela manhã, para que o seu corpo possa se adaptar de uma forma mais rápida, e depois vá distribuindo durante as refeições para que aproveite o melhor dos seus nutrientes.

Dessa maneira você consegue extrair o máximo de benefícios sem ter de parar por conta de reações do próprio corpo.

A regulação do organismo leva um tempo, e por isso é preciso esperar um tempo até que tudo seja devidamente encaixado.

Onde comprar

Tendo em vista as formas de inserção na alimentação e os benefícios lógico que você deve estar interessado.

Mas isso não quer dizer que você vai na praia pegar as primeiras algas que encontrar e sair colocando em seu prato.

Em lojas de produtos naturais você encontra algas marinhas in natura, ou seja, a folha dela, e pode utilizar para sopas e saladas, ou em pó, utilizado em sucos. É possível encontrar até em cápsulas.

Neste último caso a indicação é saber exatamente qual é o tipo de fornecedor que irá procurar, para que não opte por aqueles que podem porventura adulterar os compostos naturais e oferecer outra coisa em lugar das algas marinhas.

Cuidados com a dosagem

Mesmo sendo um tipo composto natural, as algas marinhas também não deve ser consumidas em excesso.

Recomendam-se três pequenas porções por dia, ou a quantidade que for indicada por seu médico especialista.

Isso serve para que o seu corpo consiga dar conta da quantidade de nutrientes, e também possam ter outras fontes de alimento, e até produzir as suas próprias condições de manutenção.

Tendo esse tipo de cuidado fica muito mais fácil dar conta da necessidade de seu corpo em termos de nutrientes e principalmente oferecer condições para que ele possa se desenvolver da melhor maneira.

Fonte: Bruno Alves

Add Comment