O que é ser pansexual

A pansexulidade é uma das orientações sexuais pertencentes ao grupo LGBTQI+

O que é pansexualidade

A palavra, que tem origem grega, define de maneira simplória o que está por trás do conceito: “pan” significa tudo ou todos.

Logo, ser pansexual indica que a pessoa é capaz de sentir atração sexual, amorosa ou afetiva por qualquer sexo ou gênero, incluindo indivíduos não binários (ou seja, aqueles que não se encaixam apenas nas identidades de gênero masculina ou feminina).

Sexo, gênero e identidade

Para entender melhor o que significa ser pansexual, é preciso compreender que existem diferentes identidades de gênero e tipos de sexualidade.

Portanto, confira as definições básicas de alguns termos, elaboradas pela Gay & Lesbian Alliance Against Defamation (GLAAD), organização não-governamental norte-americana que é referência na defesa dos direitos da comunidade LGBTQI+:

  • Cisgênero: são pessoas que se identificam totalmente com o gênero relacionado com seu sexo biológico, se considerando homem ou mulher
  • Transgênero: é um termo guarda-chuva que abrange todas as pessoas que não se identificam, em diferentes graus, com o seu sexo biológico
  • Não-binário: indivíduos não binários entendem que sua expressão de gênero não se limita às categorias “masculino” ou “feminino”, podendo até mesmo se encontrar entre esses dois polos
  • Gênero fluido: são pessoas que, em diferentes momentos da vida, podem “flutuar” por outras identidades de gênero, se identificando como mulher em algum momento e homem em outro, por exemplo
  • Agênero: são pessoas que não possuem um gênero, se identificando como neutras.

Uma pessoa considerada pansexual pode se sentir atraída por qualquer indivíduo dentro dos diferentes termos presentes no grupo LGBTQI+ ou por pessoas heterossexuais.

É importante ressaltar que, ao contrário de muitos mitos, pessoas no espectro pansexual não sentem atração por crianças, animais ou objetos.

Diferença entre bissexual e pansexual

Também não é raro que se faça a confusão entre bissexualidade e pansexualidade. O primeiro termo é definido como uma orientação sexual onde a pessoa se sente atraída por dois gêneros, o feminino e o masculino.

Já a pansexualidade abrange a atração por todos os tipos de identidade de gênero, expressões de gênero e orientações sexuais.

Existe uma ideia equivocada de que os pansexuais sentem atração sexual por qualquer tipo de ser vivo, incluindo animais e plantas. No entanto, a definição de pansexualidade se limita apenas à diversidade de gênero dos seres humanos, nada além disso.

A bandeira do orgulho pansexual

A bandeira que representa a pansexualidade foi criada provavelmente no ano de 2010. Possui três cores que significam:

  • Rosa: pessoas que se identificam no gênero feminino,
  • Amarelo: pessoas não-binárias,
  • Azul: pessoas que se identificam no gênero masculino.