Os benefícios do açaí

Um dos frutos mais populares do Brasil é também um dos mais ricos quando o assunto é saúde. Os benefícios do açaí vão além do sabor inconfundível e impactam diretamente em diversos pontos do nosso corpo.

O açaí é um verdadeiro arsenal de nutrientes, como vitaminas (A, E, D, K, B1, B2, C), minerais (cálcio, magnésio, potássio, ferro), aminoácidos, antioxidantes e óleos essenciais. Cada 100 gramas de açaí puro contém 58 calorias.

“É rico em polifenois que agem diretamente na saúde dos vasos sanguíneos e detonam os radicais livres, aqueles responsáveis pelo envelhecimento e dano à pele. Além disso, o açaí é ótima fonte de ácidos graxos essenciais, como ômega-9 e betasitosterol, o que contribui para baixar o colesterol. Esta superfruta ainda é fonte de fibra, e para uma boa saúde o intestino precisa funcionar bem”, conta a nutróloga Tamara Mazaracki.

O que é açaí?

O açaí é uma iguaria brasileira com origem no norte do país. “Fruto de uma palmeira, possui densidade calórica importante. Sua cor roxa é responsável por trazer uma gama de nutrientes importantes ao organismo”, comenta Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da Superbom.

Os efeitos positivos do consumo do açaí para a saúde são vários, ainda mais considerando seu valor nutricional.

Evita câimbras

O açaí pode evitar as câimbras. No entanto, o ideal é conciliar o consumo da fruta com a prática regular de exercícios físicos.

Combate o envelhecimento

Um alimento rico em vitaminas C e E, que atuam como antioxidantes. Desta forma, o consumo da fruta reduz a ação de radicais livres e a oxidação das células, combatendo o envelhecimento precoce.

Reduz o colesterol

Em pesquisa realizada pela Universidade Federal do Pará, foi confirmado que o consumo de açaí pode reduzir o colesterol ruim.

Aumenta o desejo sexual

Como o consumo do açaí aumenta a circulação sanguínea, esse processo contribui para o aumento do desejo sexual.

Evita o câncer

A fruta pode reduzir a proliferação de células cancerosas, segundo pesquisas. Além disso, os agentes antioxidantes fortalecem o sistema imunológico, evitando outras doenças.

Combate a anemia

Por ser um alimento rico em ferro, o açaí pode combater e evitar a anemia. O ideal é consumir a fruta com opções cítricas, que podem potencializar a fixação do ferro no organismo.